Admirável mundo novo...

07/07/2013 14:32

Existe um latente descontentamento global, manifestações espalhadas pelo mundo caracterizam falhas no sistema político e econômico vigente. Diante disto, há uma certeza ao analisar todos estes movimentos, é crescente a insatisfação social. Porém a própria população desconhece as causas de sua insatisfação, que é canalizada de diferentes formas: tarifas do transporte público, carência no atendimento à saúde... Estas são apenas válvulas de escape, o sentido de tudo isso é outro.

Muitos possuem ojeriza patológica por temas econômicos e políticos, encaram estes assuntos como complexos, o que não condiz à realidade... Há uma complexidade forjada a fim de evitar maiores interesses e questionamentos, trata-se de sistemas quase blindados, quase! Não é preciso ter uma mente como a de Einstein para, tendo o mínio de informações sobre estes dois temas, que andam juntos, surgir um questionamento de que, se o trabalho da economia é a alocação ótima de meios escassos para o atendimento das necessidades humanas, o porquê do estímulo ao consumo desenfreado e à obsolescência programada? Da capacidade técnica dos políticos em resolverem problemas... Temas completamente contraditórios entre si.

Não precisamos de economistas ou cientistas políticos, e sim de engenheiros sociais, a sensação que o povo agora tem aflorando, é a de descontinuidade dos serviços essenciais e de sumária exploração, mesmo que este sentimento não tenha sido traduzido pelas próprias pessoas, este configura sim a sensação de que este sistema político-econômico não mais é eficaz, há o cenário amedrontador do desemprego tecnológico, que na verdade se configura na libertação da humanidade, mas que, esta condicionada aos mecanismos de aquisição compulsiva e não percebem a dádiva do momento propício para a consolidação de um sistema diferente, novo e condizente com os avanços tecnológicos e que possui a virtude de basear-se nos recursos disponíveis.

Há uma grande distorção proposital em dar um caráter difuso aos movimentos sociais que tem ocorrido, valendo-se da ignorância dos grupos de suas próprias insatisfações não compreendidas, que se limitam apenas ao óbvio. Digo, enquanto a sociedade mantém-se apenas na visão do óbvio, o império político monetário prevalece, buscando crescimento do PIB que não configura em nenhum bem estar social e apenas em aumento das desigualdades, como vemos na detenção de 40% de todos os recursos por parte de apenas 1% da população, inflação exacerbada e sem controle por conta da impressão de mais e mais moeda que supra a demanda e outras anomalias do sistema vigente.

Tudo é tão bem condicionado, tão bem maquiado e manipulado, que a simples cogitação, mesmo que sendo plausível, de um novo sistema onde não seria necessário o uso do dinheiro, que é o grande escravisador, o vilão dos “ismos”, sejam quais forem, acaba não passando pela manutenção do status quo, sendo tido como Marxista ou utópico. Como tudo, afinal, por ser desconhecido acaba por ser erroneamente intitulado.

Para ter claro esta experiência e melhor compreensão dos fatos deixo o link de um vídeo para a maior compreensão do leitor e acima de tudo uma orientação contundente para o cidadão mais questionador e compromissado.

https://www.youtube.com/watch?v=BEbxfad3s4E

https://www.thevenusproject.com/pt